Por:

Paraíba promove cursos em quilombos

Na última terça-feira (9), o governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), firmou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT 13ª Região) para o projeto Aquilombo Paraíba. A iniciativa busca promover o letramento digital em comunidades quilombolas do estado.

O termo de cooperação técnica foi assinado em Campina Grande, durante solenidade, pelo secretário da Secties, Claudio Furtado, e pelo presidente do TRT, desembargador Thiago de Oliveira.

A parceria prioriza o letramento digital para mulheres quilombolas, por meio de capacitação, visando à inclusão na área de Ciência e Tecnologia. O projeto beneficiará 12 territórios, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias sociais.

A primeira etapa consiste em formações abrangendo temas como sustentabilidade, direitos humanos, e letramento digital. Em seguida, os participantes engajados concorrerão ao Prêmio Gertrudes Maria, que visa reconhecer ensaios e vídeos sobre vivências e sustentabilidade. Por fim, será criado um espaço de inclusão digital e inovação social, com a doação de computadores às comunidades.

De acordo com a representante do Quilombo Grilo, Massilene Tenório, por meio da inclusão, as mulheres poderão encontrar o empoderamento necessário para alcançar lugares como o mercado de trabalho, normalmente pouco ocupado por esse grupo minoritário.

A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Negras Quilombolas da Paraíba (Cecneq), e visa combater a marginalização e exclusão desses grupos, beneficiando diretamente 360 pessoas na primeira fase. O projeto é uma ferramenta de desenvolvimento social e tecnológico nas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.