Por:

RN e Petrobras discutem parceria

O governo do Rio Grande do Norte está em negociações com a Petrobras para desenvolver um projeto pioneiro de energia eólica offshore no Brasil. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e a governadora do estado, Fátima Bezerra, se reuniram durante o Fórum Brasileiro Líderes de Energia 2024, no Rio de Janeiro, para discutir o Memorando de Entendimento que será assinado em Natal no próximo mês.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) coordenou as conversas, buscando estabelecer uma parceria para instalar uma usina offshore para pesquisa e aplicação no mercado brasileiro de geração de energia. A previsão é que a usina entre em operação até 2029.

"A assinatura desse memorando irá renovar não só minha esperança, mas também a minha confiança na Petrobras, que está de volta retomando esse papel tão importante e estratégico para o desenvolvimento não só do Rio Grande do Norte, mas nacional", afirma Fátima Bezerra, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

Com 295 parques eólicos em operação, o RN lidera a produção nacional de energia eólica, correspondendo a 32% da geração total do país. Além dos parques em terra, o estado possui 14 complexos offshore em desenvolvimento, com potencial de 25,5 GW.

O estado também é líder em potência em operação, com 9,59 gigawatts. À parte dos parques eólicos que já estão em operação, o estado possui, em fase de desenvolvimento, 14 complexos eólicos offshore na Costa potiguar, num potencial estimado de 25,5 GW de geração de energia.

O governo estadual vem conduzindo estudos técnicos para viabilizar a energia eólica offshore, incluindo infraestrutura de transmissão e estudos ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.