Por:

Lula estabelece conclusão da obra da Transnordestina

As obras da Transnordestina tem previsão de conclusão até 2027 | Foto: Cadu Gomes/Fotos públicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu como prazo final para a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina o primeiro trimestre de 2027. A determinação foi anunciada durante sua visita a Iguatu, no Ceará, na última sexta-feira (5), onde acompanhou de perto o andamento dos trabalhos no canteiro de obras. Além disso, durante a visita, o presidente também assinou a ordem de serviço para a construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco.

Lula reforçou o compromisso assumido pelo presidente da Transnordestina Logística (TSLA), Tufi Daher Filho, que estabeleceu que até o final de 2026 ou o início de 2027, toda a obra estará finalizada.

A ferrovia Transnordestina, lançada em junho de 2006 na cidade de Missão Velha, no Ceará, tinha originalmente previsão de conclusão para 2010, com um orçamento de R$ 4,5 bilhões. No entanto, após 14 anos, a obra ainda não foi concluída e já ultrapassa o valor de R$ 14 bilhões, mais do que o triplo do custo inicial.

Durante a visita, o presidente reiterou seu compromisso com a conclusão da ferrovia, destacando que o Governo Federal não medirá esforços para cumprir os acordos firmados e garantir os recursos necessários para a conclusão da obra. "Se depender do governo, vamos terminar a obra, porque iremos cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem os recursos necessários para que a gente possa terminar essa ferrovia", disse, citando os desafios técnicos e políticos que apareceram no desenrolar das obras.

A Transnordestina é uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e é uma parceria entre o governo federal e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com a gestão a cargo da Transnordestina Logística SA (TLSA). A ferrovia tem o objetivo de interligar polos produtores do interior dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco aos portos de Recife e Fortaleza.

Atualmente, a empresa privada Transnordestina Logística S/A (TLSA), do Grupo CSN, é responsável pela construção e tem direito de exploração apenas das fases 1 e 2 da Transnordestina, totalizando 1.206 quilômetros. Segundo dados apresentados pela empresa ao Tribunal de Contas da União (TCU) em janeiro de 2024, o trecho está 61% concluído, com previsão de término até 2027.

A Ferrovia Transnordestina - com 1.206 quilômetros - ligará o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao porto de Pecém, no Ceará, passando por 53 cidades. O empreendimento é estratégico para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis e deverá atuar com três terminais de carga no Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.