Por:

Transposição é inaugurada em PE

Nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco, no município de Arcoverde (PE). O sistema abastecerá o interior pernambucano com água da transposição do Rio São Francisco.

Em discurso, Lula abordou os desafios políticos do projeto de deslocamento de parte das águas do rio, iniciado em 2005, e explicou a importância da água tratada para a saúde pública e o desenvolvimento das comunidades.

Quando estiver finalizado, o sistema integrado contará com 1,5 mil quilômetros de adutoras. Atualmente, seis municípios são atendidos pela Adutora do Agreste de Pernambuco. Assim, o abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas.

A estação elevatória inaugurada nesta quinta-feira faz parte da primeira etapa do projeto, que vai garantir - até 2026 - que 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com as águas do São Francisco. Com isso, serão atendidos os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

O sistema abrange diversas estruturas, como unidades de captação, adutoras de água bruta, estações elevatórias, reservatórios e estações de tratamento, visando garantir o fornecimento de água potável. O investimento do governo federal no projeto ultrapassa R$ 1,2 bilhão, complementado por R$ 200 milhões do estado.

Na primeira fase, são contemplados 790 quilômetros de tubulações, acompanhados por três obras adicionais de captação e interligações para antecipar o abastecimento. Atualmente, o projeto está 79,40% concluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.