Por:

Obras de desvio da BR-304 no RN são iniciadas

Na quinta-feira (4), máquinas chegam a Lajes (RN) com término previsto em 15 dias | Foto: Igarn/RN

O governo do Rio Grande do Norte, garantiu para esta quinta-feira (4) o início da construção do desvio no trecho da BR 304, afetado pelas chuvas do último fim de semana no município de Lajes. O desvio, projetado às margens da própria rodovia, servirá como alternativa temporária para o tráfego de veículos enquanto a reconstrução da ponte principal não for concluída.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, em conjunto com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, estabeleceu um prazo de 15 dias para a conclusão do desvio, visando mitigar os transtornos causados pela interrupção do fluxo de veículos.

"Estou aqui em Brasília com o ministro Renan Filho tratando especialmente das providências relacionadas à reconstrução da ponte na BR-304, bem como da ação mais imediata, que é exatamente a construção do desvio", explica a governadora sobre a chegada do maquinário a Lajes.

"Vou ao Rio Grande do Norte junto com a governadora para inaugurá-lo. Nos próximos 15 dias, quero me preparar aqui para já anunciar o cronograma da construção emergencial da ponte, para que possamos restabelecer a BR-304 o mais rápido possível, de uma vez por todas, para o povo potiguar", declarou Filho.

Enquanto isso, o governo do RN divulgou rotas alternativas para motoristas que necessitam transitar pela área.

Embora a data para o início efetivo da reconstrução da ponte ainda não tenha sido divulgada, o estado de emergência declarado pelo Ministro dos Transportes permite uma maior agilidade nos trâmites para a realização da obra.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no RN, Getúlio Batista, a reconstrução da ponte pode demandar de 6 a 12 meses para ser concluída, dependendo das condições climáticas e outros fatores. A obra poderá abranger até 1 km da BR-304, com 300 metros concentrados no trecho da ponte afetada.

Além da situação em Lajes, outras estradas no estado foram afetadas pelas chuvas recentes, resultando em interdições e danos. O Corpo de Bombeiros resgatou mais de 200 pessoas ilhadas, e relatos apontam a ocorrência de danos em diversas localidades.

A expectativa é de que o desvio proporcionado amenize os impactos da interrupção da rodovia, proporcionando uma solução temporária até a restauração completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.