Por:

Fábrica pernambucana passa a abastecer o SUS

Uma nova era na produção de medicamentos para hemofilia se inicia com a inauguração da nova unidade fabril da Hemobrás em Goiana (PE) nesta quinta-feira (3) no Complexo Industrial da empresa. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a instalação promete suprir uma demanda no tratamento da hemofilia tipo A, condição que afeta aproximadamente 12 milhões de brasileiros.

Com capacidade produtiva estimada em 1,2 bilhão de unidades anuais do medicamento fator VIII recombinante, denominado Hemo-8r, a nova fábrica surge como um marco para a saúde pública nacional. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da produção local durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (3).

O Hemo-8r é usado no tratamento da hemofilia A, oferecendo uma via eficaz para prevenir sangramentos espontâneos e suas consequências. A expectativa é que o medicamento produzido pela Hemobrás esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de setembro, após um processo de qualificação que envolve diversas etapas, conforme explicado pela diretora-presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes.

Atualmente, o Hemo-8r já é fornecido ao SUS pela Hemobrás através de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Com a produção nacional, espera-se uma redução de 30% no preço do medicamento, o que resultará em uma oferta ampliada e acessível em todo o país.

"A produção terá um impacto enorme na vida das pessoas com hemofilia, que sofrem muito em função de traumatismos, hemorragias e que agora vão ter a garantia de uma autonomia dessa produção a partir desse trabalho da Hemobrás", explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.