Por:

Paraíba é destaque em ranking de inovação

A Paraíba alcançou o nono lugar no Brasil e segundo no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2023. De acordo com os dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública, os critérios de avaliação incluem Investimentos Públicos em Pesquisa e Desenvolvimento, Patentes, Bolsas de Mestrado e Doutorado, Empreendimentos Inovadores e Pesquisa Científica.

De acordo com o levantamento, a Paraíba se destacou em dois pilares: Investimento Público em P&D e Pesquisa Científica. O governo da Paraíba divulgou que tem buscado financiamentos de pesquisas em agências federais como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de alocar recursos próprios em editais públicos.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, destacou que o resultado reflete os investimentos realizados na área nos últimos anos. Desde 2019, mais de R$ 180 milhões foram aplicados em iniciativas de Ciência e Tecnologia.

O secretário informou que o estado investiu, também, em ações de bolsas para pesquisa científica, projetos de P&D, apoio a startups, entre outros. Recentemente, foram lançados três editais para bolsas de estudos no exterior pelo programa "Paraíba sem Fronteiras", financiado pelo Tesouro Estadual.

O estudo do Ranking de Competitividade dos Estados visa fornecer uma visão abrangente das unidades federativas, apresentando indicadores essenciais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública.

O objetivo é criar uma uma ferramenta eficaz para orientar os líderes públicos na busca por melhores políticas e práticas de gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.