Por:

Escolas investem no uso de tablets em salas de aulas

A Secretaria Estadual de Educação realizou a entrega de 148.804 dispositivos | Foto: Divulgação-Ascom/SEC

Os estudantes do 2º ano do ensino médio da rede estadual da Bahia estão incorporando 148.804 tablets fornecidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), como parte do Projeto Conectar para Educar. Os dispositivos tem o intuito de melhorar a dinâmica do ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e atrativas.

De acordo com a pasta, os tablets são equipados com chips ativados e uma variedade de aplicativos educacionais já instalados, oferecendo aos estudantes conectividade, acesso a um modelo híbrido de ensino e oportunidades de criação e colaboração. O objetivo é adaptar metodologias ao contexto tecnológico e promover a inclusão digital.

Os dispositivos são destinados ao uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sendo supervisionados pelos professores. A Secretaria Estadual de Educação explica que, por essa razão, são implementados bloqueios para sites e aplicativos que não estejam alinhados com os padrões pedagógicos estabelecidos pela SEC.

Em Chorrochó, no Colégio Estadual Maria de Lourdes, o uso dos tablets está transformando as aulas de Biologia, como destaca a professora Rosa Tatiane do Nascimento. "Os tablets estão sendo utilizados para a leitura e contextualização dos conteúdos de forma dinâmica. No momento, estamos trabalhando os vírus, as características gerais, a estrutura e as doenças causadas por eles. Nas próximas aulas, faremos o uso de imagens interativas, mapas conceituais, jogos educativos e artigos acadêmicos", explica a professora.

Em Iuiú, os alunos do Colégio Estadual Jorge Amado estão utilizando os recursos dos tablets em disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Projeto de Vida e Geografia.

Para a estudante Iarla Raiane da Silva, 16, as aulas ficaram mais interessantes. "É muito estimulante usar o equipamento para fazer pesquisas; baixar arquivos de texto; assistir a videoaulas; consultar o dicionário; e aprender idiomas com o Google Tradutor, por exemplo. Além disso, podemos responder em casa as atividades solicitadas", disse.

Segundo a SEC-BA, os tablets contêm uma variedade de aplicativos pedagógicos que abrangem diversas disciplinas, incluindo Matemática, Português, Libras, Empreendedorismo, Comunicação, Estudos Regionais e Jogos Educativos. Exemplos incluem Dicio, Canva, Duolingo, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.