Por:

Força-tarefa nacional mira no desmatamento no Piauí

O estado faz parte da região onde ocorre o maior índice de devastação do bioma | Foto: Thomas Bauer/Instituto Sociedade População e Natureza Geral

O estado do Piauí será alvo de uma força-tarefa nacional para conter o desmatamento no Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul. Em uma reunião ocorrida na quarta-feira (27), ministros e governadores estabeleceram a integração das bases de dados estaduais com o governo federal, visando aprimorar a abordagem do problema.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os alertas de desmatamento registraram um aumento de 19% em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano anterior. O bioma perdeu 3.798 quilômetros quadrados de vegetação nativa entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano.

A situação é especialmente crítica na região conhecida como Matopiba, que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa área, considerada a nova fronteira agrícola do país, é responsável por quase 75% do desmatamento no Cerrado. Dos 50 municípios que respondem por metade dos desmatamentos, a maioria está localizada no Matopiba.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez um alerta sobre os impactos de décadas de degradação do solo com desmatamento. "Estamos observando uma mudança no regime de chuvas, sobretudo naquela região ali do Matopiba, uma diminuição no volume de água dos rios, na vazão dos rios, algo em torno de 19 mil metros cúbicos por segundo e outros problemas que podem criar graves situações em relação aos processos econômicos para a agricultura familiar, para o agronegócio", destacou.

A pasta do Meio Ambiente informou que o apoio dos estados na força-tarefa pode garantir a liberação de recursos do Fundo Amazônia para financiar ações, considerando que até 20% dos recursos podem ser aplicados em medida de monitoramento e controle em outros biomas.

A ministra enfatizou a importância da participação dos governadores, e informou que o problema está sendo abordado em um pacto que envolve o Governo Federal, os governos estaduais, o setor produtivo, a sociedade civil e a comunidade científica.

O Cerrado, fonte de 40% da água doce do país, cobre cerca de 25% do território nacional, estando presente em dez estados brasileiros. Considerado o segundo maior bioma do Brasil e uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, o Cerrado abriga mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo classificado como um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.