Por:

Mais de 3 mil cirurgias oculares foram realizadas em Sergipe

Após nove meses de lançamento do programa Enxerga Sergipe já foram realizadas 3.246 cirurgias de catarata e pterígio em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos 733 atendimentos realizados na regional de Nossa Senhora do Socorro; dos 1.137 na regional de Itabaiana contabilizou; dos 857 realizados na regional de Estância, das 340 cirurgias realizadas no município de Lagarto e das 179 cirurgias realizadas na regional de Propriá. O Enxerga Sergipe prevê que mais de 6 mil cirurgias sejam realizadas em todo o estado.

Objetivo

O programa é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e os municípios sergipanos para reduzir a fila de espera dos pacientes pelos procedimentos.

Para ter direito ao benefício, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde.

As cirurgias são realizadas de forma regionalizada pelos municípios nas seguintes regiões de Saúde: Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto. Sendo que o município de Nossa Senhora da Glória encaminha a relação para Itabaiana, e Aracaju encaminha para Nossa Senhora do Socorro.

As cinco regiões de Saúde então irão encaminhar as relações unificadas para o prestador que irá receber as informações dos pacientes já com solicitação para a cirurgia de catarata. A partir disso, o prestador realiza a triagem dos pacientes por meio de uma consulta, para verificar se estão aptas para a realização dos procedimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.