Por:

Ceará planeja lançar preparatórios para o ITA

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) firmou parcerias com os grupos educacionais Ari de Sá e Farias Brito para implementar cursos preparatórios para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (PreparaITA) na rede pública estadual. A assinatura dos Memorandos de Entendimento contou com a presença de autoridades e representantes das instituições envolvidas.

O projeto, sob a gestão da Secretaria da Educação (Seduc), oferecerá aulas de reforço, orientação vocacional e palestras em diversas instituições, incluindo a Escola de Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes e colégios da Polícia e Bombeiros Militares do Ceará.

As parcerias estabelecem o compartilhamento de conhecimento sem ônus, incluindo material didático e serviços relacionados às experiências de ensino-aprendizagem focadas nos vestibulares do ITA. A secretária da Seduc, Eliana Estrela, destacou o pioneirismo e a oportunidade para a juventude cearense.

O programa PreparaITA, em parceria com o Ari de Sá, ofertará 80 vagas para turmas presenciais na EEMTI Jenny Gomes. As inscrições estão abertas até quarta-feira (27), destinadas a estudantes da rede estadual que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio e tenham menos de 17 anos em 2024.

Para Elmano de Freitas, as parcerias são um avanço na concretização do campus avançado do ITA no Ceará. Segundo dados do governo estadual, 40% dos jovens aprovados no ITA estão matriculados em escolas cearenses.

"Vamos poder preparar alunos nossos para disputar vagas nessa seleção tão concorrida no País. Só o fato de os alunos passarem por essa preparação já vai ajudar muito na sua formação, e certamente uns vão para o ITA, outros vão para a universidade, entre outras áreas que mais lhes interessem. O importante é que eles tenham uma formação de excelência na área", ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.