Por:

Alagoas lança programa de saúde mental para alunos

Alunos da rede estadual terão suporte psicológico para melhor enfrentar o cotidianos | Foto: Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), apresentou na terça-feira (26) o programa Coração de Estudante, durante evento no Centro de Convenções. A iniciativa, promovida pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem o intuito de proporcionar suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual, do ensino fundamental ao médio.

Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa começará a implementar ações imediatas. Uma das principais medidas será a oferta de atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais, incluindo diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios dos alunos.

Durante o lançamento, o governador destacou a importância do suporte emocional aos estudantes em um mundo que constantemente desafia o bem-estar mental.

"Em um mundo que desafia constantemente nosso bem-estar mental, é fundamental que o suporte psicológico seja acessível no nosso sistema educacional. Por meio do programa, queremos que nossos jovens recebam o acompanhamento psicológico necessário para superar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais de suas vidas. É mais que uma medida preventiva é um investimento na saúde mental e no futuro de nossa sociedade".

Os diagnósticos visam definir o escopo do trabalho dos profissionais envolvidos, como psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores. Os alunos serão encaminhados para consultas psicológicas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou delegacias especializadas em casos de abuso ou violência, conforme necessário.

O programa distribuiu material didático para escolas de ensino fundamental, abordando as temáticas diretamente com os alunos para desenvolver competências socioemocionais.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, informou que desde fevereiro de 2024, foram contratados 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, que compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA).

"Temos o compromisso de criar um ambiente educacional focado tanto na excelência acadêmica quanto na saúde mental e na formação socioemocional completa dos estudantes", ressaltou a secretária.

O programa também visa combater os impactos da pandemia de Covid-19. Em seis meses, será avaliado para determinar resultados e ajustes necessários, visando aprimorar o suporte aos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.