Por:

Seminário debate a segurança hídrica

A capital paraibana sediou nesta terça-feira (26) o Seminário Internacional sobre a Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste (ISHN), promovido pelo Banco Mundial e o Consórcio Nordeste. Líderes e especialistas reuniram-se para discutir a gestão sustentável da infraestrutura hídrica do Nordeste e o gerenciamento de recursos em tempos de seca.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), enfatizou a importância da cooperação e troca de experiências entre os estados nordestinos. Segundo ele, o governo estadual tem investido mais de R$ 2,5 bilhões em recursos hídricos.

"Estamos construindo as adutoras do Cariri e do Curimataú para atender regiões com menores incidências de chuvas, temos um programa de segurança de barragens, demonstrando o nosso olhar especial para este segmento, uma vez que 90% dos nossos municípios estão no semiárido", frisou.

A especialista sênior em Gestão de Recursos Hídricos do Banco Mundial, Paula Freitas, reforçou a parceria de longa data com o Consórcio Nordeste e a necessidade de soluções conjuntas para a segurança hídrica regional.

"Temos engajamento com alguns estados e entendemos que uma visão regional teria a possibilidade de alavancar melhor as soluções para os estados, olhando em paralelo para as individualidades", comentou.

O evento segue até quarta-feira (28) e faz parte do Memorando de Entendimento entre o Banco Mundial e o Consórcio Nordeste para mitigar os efeitos do El Niño na região Nordeste. Está previsto no cronograma do encontro, um arranjo institucional para a continuação da ISHN e uma nova agenda de temas futuros para possíveis apoios do Banco Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.