Por:

Chuva afeta oito munícipios no MA

As fortes chuvas dos últimos dias no Maranhão elevaram o nível dos rios, o que levou oito municípios a declararem situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas.

Os municípios de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu e Trizidela do Vale estão em situação de emergência por causa das cheias dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru.

Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para todo o estado, vigentes até amanhã (23). Um deles indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos (40-60 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, principalmente nas regiões norte, leste, centro e sul do estado.

O segundo alerta, também emitido pelo Inmet, alerta para volumes de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, aliados a ventos intensos (60-100 km/h), aumentando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, abrangendo as áreas norte, oeste e centro do Maranhão.

Diante dessas condições, a Defesa Civil recomenda que os moradores evitem abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, orienta-se a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.