Por:

Maranhão realiza Conferência de Ciência

O governo do Maranhão promove, nesta quinta-feira, 21 de março, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento, realizado no Centro de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís, tem como objetivo reunir contribuições para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para os próximos 10 anos.

A abertura, marcada para as 18h30, contará com a participação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), representada pela titular Natassia Weba, e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), presidida por Nordman Wall.

O evento tem como objetivo principal a formulação de uma Nova Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a contribuição para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2025-2035). Os debates abordarão temas como inovação empresarial, recuperação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais.

A Conferência Estadual analisará os programas e planos de CT&I de 2016 a 2023, debatendo resultados para propor recomendações à Estratégia Nacional de CT&I. Também identificará ações de longo prazo, envolvendo o ecossistema de inovação, programas estratégicos, participação dos jovens e impactos econômicos.

Na sexta-feira, 22, a programação seguirá com debates técnicos iniciando às 8h30, com diversas salas abordando temas como ecossistemas de inovação, programas estratégicos em CT&I, economia do Maranhão, entre outros.

As contribuições do estado na conferência serão levadas aos debates nacionais, integrando a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I. A etapa regional ocorrerá em Recife, em abril e a nacional, junho em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.