Por:

Consórcio Nordeste faz recomendações científicas

O potencial energético do Nordeste é um dos pontos abordados | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Câmara Temática de Ciência e Tecnologia do Consórcio de Governadores do Nordeste lançou o documento "Ciência, Tecnologia e Inovação para os principais desafios do Nordeste". O trabalho teve a participação de quase 100 pesquisadores da região, e de diversas instituições, com o objetivo de contribuir com a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação e sugerir políticas públicas e estratégias para enfrentar os principais problemas da região.

Sete temas que têm impacto socioeconômico e no desenvolvimento são abordadas na publicação: "Energias Renováveis e Biocombustíveis", "Recursos Hídricos e Pesquisas Oceânicas", "Biomas, Biodiversidade e Mudanças Climáticas", "Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade", "Biotecnologia e Produção de Alimentos", "Empregabilidade e Fixação de Talentos" e "Tecnologias Sociais e de Combate à Pobreza".

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, é o coordenador técnico da Câmara de Ciência. "Esses temas são de relevância para os governadores da região, e estamos já preparando uma nova discussão, dos temas que ficaram de fora nesse momento", explicou. "Então, é um documento histórico, porque vai contribuir com uma parte da visão da comunidade científica e acadêmica do Nordeste para a Conferência Regional".

A Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação será promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. "A Câmara Temática do Consórcio Nordeste marca um grande momento nas discussões dessas áreas na região", comenta Guedes.

O professor João Vicente Lima, docente da Universidade Federal de Alagoas e diretor executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapeal participou, como pesquisador, da seção "Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade". Além dele, mais cinco pesquisadores atuantes de Alagoas contribuíram para a publicação: Valmir Pedrosa, Vandick Batisa, Anderson Araújo e Leonardo Leal, também da Ufal, e Jessé Marques, do Centro Universitário Cesmac.

Entre os desafios crônicos da região Nordeste está a seca, que reflete nas questões climáticas e também nos problemas sociais e de pobreza e combate à fome. O Nordeste, porém, encontra-se à frente dos grandes potenciais de transição energética, especialmente com a produção de energia eólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.