Por:

Governador do Piauí busca parcerias em Singapura

Governador visitou o Instituto de Educação em Singapura, mais bem avaliado do mundo | Foto: Ascom Piauí

Em continuidade à sua missão internacional, o governador Rafael Fonteles esteve em Singapura, no sudeste Asiático, nesta quinta-feira (14). No Instituto Nacional de Educação, vinculado à Universidade Tecnológica de Nanyang, discutiu-se uma possível parceria entre o Governo do Piauí e o instituto, reconhecido pelo 1º lugar do país no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

O Instituto Nacional de Educação de Singapura desempenha papel crucial na formação contínua, pós-graduação e pesquisa para professores da rede escolar local. O excelente desempenho do país no Pisa reflete um padrão educacional internacionalmente reconhecido, associado à metodologia especial adotada pelo instituto.

O objetivo da visita do governador e sua comitiva é buscar experiências e parcerias para impulsionar a qualidade da educação no Piauí, visando tornar o estado uma referência nacional e mundial em excelência educacional.

"Viemos aprender na fonte sobre o papel e as estratégias do instituto na formação continuada de professores e o desenvolvimento profissional e de liderança para gestores, e como podemos aplicar algumas das metodologias no Piauí. Vamos desenvolver uma parceria com essa metodologia avançada e, assim, capacitar também nossos professores, gestores e diretores da educação pública piauiense", destacou Fonteles em suas redes sociais.

Abastecimento

Em sua visita, Fonteles também conheceu a Public Utilities Board (PUB), agência estatutária ligada ao Ministério da Sustentabilidade e Meio Ambiente de Singapura, responsável pelo abastecimento, captação e tratamento da água no país.

Desde abril de 2020, a PUB também é responsável por proteger a linha costeira de Singapura contra a elevação do nível do mar e pela gestão abrangente de riscos de enchentes no interior e ao longo da costa, como agência nacional de proteção costeira.

A PUB garante um fornecimento diversificado e sustentável de água para Singapura, aliando seu trabalho ao turismo na região.

"Aprendemos muito com esse país que é reconhecido no mundo inteiro como um grande exemplo de gestão integrada de água. Aqui, observamos uma Parceria Público-Privada (PPP) de sucesso, que pode servir de referência para enfrentar os desafios hídricos no Piauí", destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.