Por:

Consórcio Nordeste e Embratur focam no turismo

Consórcio Nordeste e Embratur firmam acordo para impulsionar o turismo e economia | Foto: Thiago Sampaio/Agência de Alagoas

Em reunião em Maceió (AL), o Consórcio Nordeste e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o intuito de fortalecer o turismo na região Nordeste.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), atual presidente da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, ressaltou a relevância econômica do turismo no Nordeste, mencionando que este setor tem sido um impulsionador significativo da economia da região nos últimos anos.

"O Nordeste é um grande propulsor da economia nacional, elevando os índices brasileiros. Isso se deve, em parte, ao turismo, que vem atraindo um número cada vez maior de visitantes ano após ano. O acordo surge para valorizar ainda mais nossa região, facilitar a promoção dos estados nordestinos no mercado internacional, entre outros benefícios que muito ajudam os estados e o país", disse.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, existe uma interligação entre o desenvolvimento do turismo e a redução da violência, argumentando que investimentos no setor podem contribuir para a diminuição da criminalidade.

"Havia um pensamento de que seria necessário investir primeiro em Segurança Pública para depois investir em turismo. Esse pensamento é equivocado, pois, ao fortalecer o turismo, consequentemente, os índices de violência diminuem, uma vez que o turismo gera empregos e renda, fundamentais para a redução da criminalidade", explicou.

Após a assinatura do acordo, membros da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste se reuniram com representantes da Embratur para discutir estratégias de promoção internacional da região.

A secretária de Turismo, Bárbara Braga, falou sobre a importância de unir esforços para promover a região no mercado internacional.

"O turismo é um dos principais motores da economia do Nordeste, e trabalhar de forma integrada certamente fortalecerá ainda mais o setor na região. Na Europa, os turistas costumam visitar mais de um país, e isso representa uma grande oportunidade de venda para o Nordeste, permitindo que as pessoas façam roteiros integrados para vários destinos na região, criando assim mais oportunidades para a expansão do setor turístico", enfatizou.

Durante a reunião, foi discutida também a necessidade de aumentar o número de voos para o Nordeste e aprimorar a infraestrutura portuária e viária.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.