Por:

Setor automobilístico cresce em Alagoas

O governo de Alagoas implementou em 2023 o Programa Correria, que oferece isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motociclistas, mototaxistas, trabalhadores em geral que utilizam motocicletas nacionais de até 175 cilindradas e motoristas por aplicativo. A iniciativa já contemplou cerca de 200 mil beneficiados em todo o estado, resultando em isenções que ultrapassam os R$ 36 milhões.

Além disso, o governo estadual estendeu a isenção do IPVA para outros setores, como Pessoas com Deficiência (PcD), taxistas, locadoras de veículos, serviços turísticos e entidades não governamentais. Dos 1,1 milhão de veículos em circulação em Alagoas, cerca de 20% desfrutam da isenção do imposto, beneficiando mais de 204 mil pessoas.

Apesar das isenções concedidas, a arrecadação do IPVA aumentou significativamente, registrando um crescimento médio de 60% no mês de janeiro ao longo dos últimos dois anos. O aumento na arrecadação é atribuído ao crescimento do setor automobilístico em Alagoas.

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) registrou um acréscimo de R$ 10 milhões na arrecadação do IPVA em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

"A arrecadação de janeiro reflete a dinâmica e a força do setor em Alagoas. Queremos manter esse cenário positivo, garantindo ainda mais transparência e eficiência na gestão fiscal, colaborando para o progresso sustentável de nosso estado. O aumento na arrecadação do IPVA e o maior número de aquisição de veículos indicam um ambiente favorável aos negócios e refletem a confiança na economia local", destacou a secretária de estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.