Por:

Projeto leva saúde para população de rua

Durante o mês de março, seis pontos estratégicos em Salvador (BA) estão sendo contemplados pelo projeto Consultórios na Rua. A iniciativa da prefeitura de Salvador tem como objetivo fornecer serviços de saúde básica para a população em situação de rua, concentrando-se em regiões com maior concentração desse público na capital baiana.

As ações em curso fazem parte da programação municipal do "Março Mulher 2024 - Somos Feitas por muitas Lutas", uma campanha que visa fortalecer a atenção integral à saúde da mulher e prevenir o câncer de colo de útero, liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Recentemente, o serviço itinerante esteve presente na região das Sete Portas, nas proximidades da Cesta do Povo, onde aproximadamente 40 pessoas foram atendidas. Uma paciente atendida pelo Consultórios na Rua expressou sua gratidão pela presença dos profissionais de saúde, descrevendo-os como uma extensão de sua família.

O projeto, que mobiliza equipes multidisciplinares, oferece assistência médica e encaminhamento para Unidades Básicas de Saúde (UBS) quando necessário. Composta por assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, médicos, técnicos de enfermagem, agentes sociais e motoristas, a estrutura do Consultórios na Rua utiliza cinco veículos para alcançar os locais de maior vulnerabilidade.

O coordenador geral do projeto, Rubenval Menezes, destaca a importância da sensibilidade no trabalho com essa população.

"As equipes se deslocam para campo no intuito de atender estas pessoas in loco, construindo uma ponte entre essa população e os nossos serviços", explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.