Por:

Visita avalia impacto do Programa Mais Vida

Prefeitura recebeu a visita de arquitetos e sociólogos na área beneficiada pelo programa | Foto: Uenni/PCR

O Programa Cidade Integrada, iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro, enviou uma delegação para visitar a comunidade do Buraco da Gata, situada no bairro do Ibura, no Recife.

A visita teve como objetivo avaliar os resultados do Programa Mais Vida, executado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que tem promovido melhorias nas comunidades do Recife por meio da participação ativa dos moradores.

O investimento total no Buraco da Gata foi de R$ 977 mil, tornando-se a 60ª comunidade beneficiada pelo Programa Mais Vida. O programa busca revitalizar áreas urbanas, envolvendo os moradores na concepção dos projetos.

As melhorias no Buraco da Gata foram planejadas em reuniões comunitárias e oficinas de cocriação.

"No Buraco da Gata, as intervenções foram orientadas por um plano de ação construído em cinco reuniões comunitárias e uma oficina de cocriação", conta a secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

"Toda a intervenção, que incluiu a transformação dos pontos críticos de lixo nos espaços urbanos, a construção da praça e a integração com a escola por meio das cores e da arte urbana, é verdadeiramente impactante. E todo o processo feito com respeito aos moradores e as lideranças que expressam com muito orgulho o resultado desse projeto", disse a coordenadora Geral do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg

As melhorias no Buraco da Gata incluem a requalificação da quadra e da arquibancada, construção de uma praça, pintura, drenagem e instalação de brinquedos. O entorno também foi revitalizado, com a recuperação de canaletas, escadarias e passeios, além da instalação de corrimão e um painel de arte urbana.

As intervenções foram acompanhadas por atividades sociais, como oficinas de engajamento, pintura de fachadas, orientações profissionais e práticas de culinária sustentável. O Programa Mais Vida busca não apenas melhorar a infraestrutura das comunidades, mas também promover o desenvolvimento social e cultural.

O Programa Mais Vida foi criado em 2016 e já beneficiou mais de 54 mil habitantes em 60 comunidades do Recife. Reconhecido internacionalmente por sua abordagem inclusiva e sustentável, o programa inspira outras cidades a adotarem estratégias semelhantes para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.