Por:

Empreendedorismo feminino cresce na Paraíba

Prefeitura fomenta empreendedorismo feminino com mais de R$ 6,7 milhões em créditos | Foto: Prefeitura de João Pessoa

O empreendedorismo feminino tem crescido em João Pessoa (PB), com apoio da prefeitura através do programa de microcrédito orientado Eu Posso, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). Pelo programa, 1,3 mil mulheres foram atendidas em pouco mais de dois anos, recebendo um total de R$ 6,8 milhões para investir em seus negócios. Além do crédito, as empreendedoras foram capacitadas e continuam sendo acompanhadas por mentores para garantir o crescimento assertivo e seguro de seus empreendimentos.

As mulheres representam 61,8% dos 2,1 mil empreendedores beneficiados pelo microcrédito do programa Eu Posso. Os negócios estão presentes em várias partes da cidade e abrangem diversas áreas econômicas, com destaque para o comércio varejista de vestuário e acessórios (24,5%), cabeleireiros e atividades de beleza (24,3%), e restaurantes e serviços de alimentação (10%).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest), Vaulene Rodrigues, o empreendedorismo feminino é uma força transformadora na economia e na sociedade. "As mulheres, com sua resiliência, criatividade e capacidade de liderança, estão redefinindo o cenário empresarial, trazendo inovação e inclusividade para o mercado", disse.

Saindo do papel

Ana Karla Carvalho, ex-gerente financeira e administrativa de um consultório médico, decidiu investir no empreendedorismo após enfrentar dificuldades na compra de meias esportivas. Identificando uma oportunidade de negócio, adquiriu um grande estoque para revenda em 2019 e abriu um MEI para acessar fornecedores. Com o sucesso do empreendimento, optou por dedicar-se integralmente ao negócio em 2022.

Com a clientela concentrada em João Pessoa, Ana Karla expandiu seus negócios, incluindo acessórios para corredores. "Conheci o programa por indicação de uma amiga. Precisava investir em mais produtos para o estoque. E o crédito me possibilitou muito mais: além de meias, ampliamos nossa atuação, e passamos a vender acessórios para corredores, como óculos, viseiras, cadarços e faixas", contou.

A prefeitura de João Pessoa também oferece programas de capacitação, como o Eu Posso Aprender, que visa promover o conhecimentos para empreendedores, com destaque para a participação das mulheres. "Estamos dedicados a criar oportunidades iguais para todas, investindo em um futuro mais justo e próspero", destacou Vaulene Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.