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Estudante é premiado com bolsa para pesquisa

Pesquisa possibilitará desenvolvimento de um projeto de comunicação assistiva | Foto: Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa

Um estudante da rede estadual de Sergipe foi premiado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa permitirá que o aluno Guilherme Vieira, do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, siga com o projeto Sistema Inteligente de Comunicação Assistiva (Sica) ao longo do ano de 2024, com o auxílio do professor Flávio Gilberto, seu orientador na Sala Maker da instituição.

O Sica, desenvolvido por Guilherme e sua equipe composta por Ícaro Ruan e Taylor Gabriel, consiste em dispositivos equipados com sensores que captam os movimentos oculares do usuário. Esses movimentos são convertidos em códigos de programação e, em seguida, acionam palavras pré-gravadas reproduzidas por alto-falantes integrados aos óculos.

O projeto foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica em 2023, na Bahia, onde recebeu reconhecimento e elogios pela sua abordagem e funcionalidade. Os protótipos desenvolvidos demonstraram ser uma solução viável para auxiliar pessoas tetraplégicas ou com mobilidade reduzida na comunicação e interação cotidiana.

Diante da concessão de apenas uma bolsa de iniciação científica, os alunos e o professor Flávio Gilberto acordaram que Guilherme prosseguirá com a pesquisa. Estou muito feliz, pois superamos todos os desafios. Temos de nos esforçar sempre para alcançar nossos objetivos", afirmou o aluno.

Os protótipos foram nomeados de Sica devido à sua capacidade de interação com pessoas com mobilidade limitada, contribuindo para a acessibilidade e independência.

A ideia do grupo é expandir a capacidade do dispositivo para incluir o controle de aparelhos eletrônicos residenciais por meio de sensores, aumentando ainda mais sua utilidade para os usuários.

Além da funcionalidade principal, o Sica também foi projetado para ser adaptável a diferentes situações e de baixo custo, tornando-o acessível a um maior número de pessoas que necessitam de auxílio na comunicação.

Durante o processo de pesquisa, os alunos identificaram palavras-chave importantes para os usuários, permitindo que o dispositivo armazene e reproduza essas palavras conforme necessário.

Gilberto parabenizou a dedicação dos alunos no desenvolvimento do projeto, ressaltando sua importância na promoção da acessibilidade.

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