Por:

Paraíba é destaque em gestão fiscal

A gestão fiscal da Paraíba recebeu destaque nacional. De acordo com dados do Compara Brasil, da Aequus Consultoria, baseados em informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o estado alcançou o melhor desempenho na relação entre receitas e despesas correntes na região Nordeste em 2023, sendo o terceiro mais bem avaliado no país.

O comprometimento de receita na Paraíba foi de 85,3%, o que gerou uma margem de poupança de 14,7%, liderando o indicador na comparação com os demais estados nordestinos e figurando entre os três melhores desempenhos entre as 27 unidades federativas.

No ranking nacional, a Paraíba se destacou juntamente com Espírito Santo (17,5%) e Mato Grosso (14,9%), com uma margem de poupança de 14,7%, o dobro da média nacional (7%). O economista Alberto Borges, do Compara Brasil, explicou que o indicador de poupança corrente é crucial para avaliar a saúde financeira de um ente, evidenciando a capacidade de economia das receitas.

Segundo Borges, o resultado positivo indica equilíbrio fiscal, o que tem sido evidenciado na Paraíba nos últimos anos. De outro lado, o economista afirma ainda que quando estados têm relação de receitas despesas correntes apertadas ou deficitárias "enfrentam restrições na capacidade de investimento, que pode levar atrasos no pagamento de fornecedores e servidores".

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, divulgação de mais um indicador positivo. "Essa capacidade de gerar recursos e obter uma poupança corrente fortalecida, garante ao governo estadual uma excelente capacidade de investimento. É o que já estamos experimentando nos últimos anos aqui na Paraíba, com os investimentos estruturantes".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.