Por:

Estudantes do Parlamento do Futuro recebem laptops

Entrega dos dispositivos visa fortalecer aprendizado e participação cidadã dos jovens | Foto: Governo do Piauí

O governo do Piauí realizou a entrega de chromebooks a 30 estudantes eleitos no projeto Parlamento do Futuro, em evento realizado nesta quarta-feira (28) no Palácio de Karnak. Os dispositivos visam aprofundar os estudos dos alunos por meio de pesquisas e facilitar a apresentação de trabalhos, incrementando a interatividade no processo de aprendizagem.

O governador do estado, Rafael Fonteles, ressaltou a relevância do projeto para a formação cidadã. "O Parlamento do Futuro fortalece a democracia e capacita os jovens para o exercício da cidadania, desperta a consciência política e a valorização do processo democrático", afirmou.

Os jovens "deputados" são estudantes do ensino médio de 30 unidades escolares da rede pública estadual, distribuídas nas 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) em todas as regiões do Piauí. Os alunos passam por todo o processo democrático, que incluiu desde a formação de partidos até a campanha eleitoral, a votação em urna eletrônica e a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os estudantes eleitos também tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), participando da formação da mesa diretora, integrando comissões e elaborando projetos de leis.

Criador do projeto, o deputado estadual Francisco Limma (PT) afirma que o projeto fortalece a democracia. "Estamos apresentando o resultado de todo o trabalho dos parlamentares do futuro para o chefe do Executivo, depois de todo o processo político", disse o parlamentar.

Segundo Limma, alguns projetos de lei apresentados pelos jovens parlamentares já estão em discussão. Projetos como o cuidado psicossocial das famílias e adolescente, além da possibilidade do Programa Pé de Meia Piauiense foram citados.

Eleita presidente da Alepi do Parlamento do Futuro, Luiza Maria, afirmou que o projeto permitiu que ela aprendesse mais sobre o processo político. "O jovem precisa gostar da política, pois há muitos assuntos do cotidiano que precisamos reivindicar. Esse processo mostra que precisamos estudar política e escolher os melhores representantes", disse a estudante.

Luiza sugeriu a criação de um projeto de lei para um horta sustentável. "Nosso objetivo é instigar os jovens para educação ambiental, pois precisamos cuidar do nosso lar".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.