Por:

Quilombo Banzaê recebe regularização

Neste sábado (24), as comunidades quilombolas de Terra da Lua, Maria Preta e Baixão dos Negros, situadas em Banzaê, foram contempladas com a entrega dos Cadastros Estaduais Florestais de Imóveis Rurais (Cefir), totalizando 656 beneficiários e 183 famílias.

A iniciativa integra o projeto Quilombo Legal, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o objetivo de regularizar ambientalmente e fundiariamente as comunidades remanescentes de quilombos na Bahia.

A presidente da Associação das Famílias Quilombolas de Terra da Lua, Solange Santos, comemorou a chegada do documento que possibilita o acesso da comunidade a políticas públicas.

"Com o Cefir, a gente vai buscar acessar mais políticas públicas para o quilombo e também melhorias para a comunidade. Entre eles, o acesso ao crédito rural, implementos agrícolas e também outros projetos para a construção de unidades agroindustriais", afirmou.

Adejilma Viana, líder quilombola da Associação das Famílias Remanescentes de Quilombos de Baixão dos Negros e Piauí, ressaltou a importância do Cefir na valorização e proteção do território quilombola, além de possibilitar o acesso a outras políticas públicas.

O projeto Quilombo Legal, em sua primeira etapa, atuou em 100 comunidades remanescentes de quilombos, enquanto sua segunda etapa beneficiará mais 170 comunidades quilombolas em toda a Bahia.

O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, afirmou que a ação promove melhorias e valorização para as comunidades quilombolas em toda a Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.