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Pernambuco lidera o ensino médio integral do país

O estado conta com 567 escolas que ofertam o ensino médio em tempo integral | Foto: Divulgação

Pernambuco alcançou o primeiro lugar nacional no que diz respeito à matrícula de alunos no ensino médio em regime de tempo integral, conforme revelado pelos dados do Censo Escolar 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os números indicam que a rede pública estadual detém a maior proporção de estudantes do ensino médio matriculados em instituições com essa modalidade de ensino, totalizando 66,8%. O índice supera a média nacional, que se estabelece em 21,9%.

O dado aponta um crescimento em relação ao período anterior. Em 2022, Pernambuco também liderou o ranking com 62,5% de alunos matriculados em escolas de tempo integral.

"Esse é um marco histórico pra gente. Logo que chegamos na gestão, nós implementamos 61 escolas em tempo integral. Neste ano de 2024, já são mais 14. Estamos implementando políticas para que o ensino fundamental em tempo integral também cresça. Com a perspectiva de mais escolas integrais ao longo dos próximos anos, vamos aumentar ainda mais esses percentuais", afirma a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas.

O estado abriga 567 escolas que oferecem o ensino médio em tempo integral, incluindo as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erems), Escolas de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (Erefems) e Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).

São quase 220 mil estudantes matriculados nessa etapa da educação na rede pública, que continua expandindo. Em 2024, foram criadas 36 mil novas vagas nas unidades que adotam a jornada integral, um aumento de 78% em relação ao ano letivo anterior, que ofertou 20 mil vagas.

Atualmente, mais de 60% das escolas da rede estadual adotam o tempo integral, ultrapassando a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024.

Para Ivaneide, a política de ensino integral traz impactos positivos para os estudantes no dia a dia. "Nas escolas em tempo integral, eles têm contato com temáticas sociais, culturais, artísticas e de lazer. Esse tempo maior do fazer pedagógico realmente favorece o sucesso dos estudantes. Além disso, o aluno tem a alimentação garantida e está num espaço de crescimento pessoal", considera a secretária.

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