Por:

Ceará lidera matrículas de tempo integral no país

São 51,4% dos alunos matriculados no ensino fundamental em tempo integral | Foto: Tatiana Fortes/Gov-Ceará

No cenário educacional nacional, o Ceará chega aos 51,4% dos alunos matriculados em tempo integral no Ensino Fundamental, além de ocupar a terceira posição no Ensino Médio, com 49,1% dos jovens beneficiados pela jornada ampliada. Os índices superam a média nacional, que chega aos 17,5% no Ensino Fundamental e 21,9% no Ensino Médio.

Os dados foram divulgados no Censo Escolar 2023, apresentado na última quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) afirmou que o foco na educação integral é prioridade do estado. "Nosso objetivo é ser uma rede de educação de referência para o mundo. Para isso, estamos incentivando nossos municípios a aderirem ao tempo integral, por meio do Paic integral, e ampliando a oferta no Ensino Médio."

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Segundo o governo do Ceará, os resultados positivos são impulsionado pelo Paic Integral, uma política que tem no regime de colaboração entre estado e municípios a estratégia para fortalecer a aprendizagem dos estudantes e universalizar o tempo integral para o ensino fundamental. O estado oferece apoio técnico, pedagógico e financeiro às redes públicas municipais, respeitando a autonomia.

A secretária-executiva da pasta de Educação do Ceará (Seduc), Jucineide Fernandes, explicou o impacto da estratégia de cooperação. "Nós compreendemos que a educação em tempo integral é um espaço de fortalecimento das aprendizagens e que pode potencializar a perspectiva da educação integral que é tão forte em nossa rede. Isso também garante uma diversidade curricular aos nossos estudantes."

Na rede estadual, a jornada ampliada já é realidade para 75% das escolas de Ensino Médio, o que representa 499 unidades educacionais de um total de 754, e 113.547 estudantes matriculados nessa modalidade.

O estado també aderiu ao programa do Governo Federal, Escola em Tempo Integral, que tem como objetivo promover o tempo integral em todas as fases escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.