Por:

Alagoas estuda melhorar a mandioca

Nesta última quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) de Alagoas promoveu uma reunião com representantes das unidades da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Alimentos e Territórios (AL) e Tabuleiros Costeiros (SE) para apresentação do projeto Reniva.

A secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, explicou que a ideia é buscar parceiros, a exemplo da Embrapa, para ampliar a produção dos agricultores familiares inseridos na cadeia produtiva da mandiocultura, podendo aumentar a renda dos produtores alagoanos.

"Conseguimos reativar ano passado a Câmara Produtiva da Mandioca e trazer o projeto Reniva para Alagoas é uma das demandas da cadeia produtiva. Estamos buscando parcerias para implantar esse projeto, que é importante para a agricultura estadual, porque traz qualidade genética diferenciada para a mandiocultura do estado, com sustentabilidade econômica, social e sanitária. Ampliando a qualidade produtiva, podemos fomentar o acesso ao mercado para os agricultores", ressaltou.

A Rede Reniva articula atores da cadeia produtiva da mandioca para produzir manivas-semente em escala comercial, modernizando o parque produtivo do Brasil com materiais genéticos diferenciados e alta taxa de multiplicação. Capacita manipueiros e viabiliza a implantação de viveiros para produção em larga escala, possibilitando a produção de 15 mil mudas de mandioca em um ano.

"Temos ambiente favorável para o projeto, com a Câmara da Mandioca, assistência técnica garantida pela Emater, parceria da Secretaria de Agricultura e do governo estadual, além do Ministério da Agricultura", afirmou o pesquisador da Embrapa, Antônio Santiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.