Por:

Discussões sobre IA e fake news são tema de seminário

Seminário destacou diplomacia digital e modernização administrativa | Foto: Governo da Paraíba

Abordando temas como Inteligência Artificial, segurança de dados e enfrentamento das fake news, o 3º Seminário de Transformação Digital, promovido pelo governo da Paraíba, aconteceu na última semana. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), ofereceu palestras, hackathons, minicursos e oficinas.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, todo o evento foi pensado para deixar a população, de forma geral, inteirada sobre a transformação digital.

"É muito importante discutir e debater vários pontos de vista a respeito desses assuntos. Do ponto de vista do governo, precisamos discutir a melhor forma de poder atender à população e deixá-la informada sobre a questão das leis e de como a gente pode regular para manter a preservação dos direitos das pessoas", explicou.

Para o secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, a transformação digital é uma pauta prioritária do governo estadual. "É muito importante que a gente possa realizar, cada vez mais, encontros como esse. É exatamente aqui que a gente semeia e faz com que as ideias floresçam e a gente possa colher os frutos mais na frente, trazendo cada vez mais transformação digital, cada vez mais modernização, cada vez mais agilidade, segurança para que o cidadão e a cidadã possam se beneficiar deste processo".

O evento abordou uma variedade de temas desde a diplomacia digital até a modernização administrativa e as tendências da inteligência artificial. Na palestra de abertura, o foco foi na diplomacia digital, discutindo as oportunidades e desafios enfrentados pelo Brasil no cenário internacional, com destaque para o combate às fake news e a democratização do acesso à tecnologia.

Também foram abordados os desafios e estratégias no enfrentamento das fake neews, destacando o modelo de negócio voltado para a exploração de dados e a vigilância exercida pelas plataformas. A palestra central trouxe a discussão sobre governança e sustentabilidade na transformação digital do setor público, focando em como garantir uma transição digital eficiente e inclusiva.

As atividades do seminário também incluíram hackathons, como a Transformação Digital, promovida pela Secties, que propôs a estruturação unificada da gestão de dados das políticas públicas do estado da Paraíba utilizando Inteligência Artificial. A Hackathon Soluções Digitais para a Cultura propôs o desenvolvimento de uma plataforma digital acessível e intuitiva para produção de projetos culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.