Os projetos culturais beneficiados pela Lei Paulo Gustavo em Alagoas vão além da arte e da cultura, abrangendo por exemplo, cursos de gastronomia promovidos pelo Instituto Mandaver. Com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro, os interessados podem se dirigir pessoalmente à sede do instituto, localizada no prédio Sururu Inovation.
O objetivo principal do projeto é valorizar a cultura alagoana por meio do empreendedorismo gastronômico, buscando impulsionar a situação socioeconômica do bairro.
As aulas, previstas para iniciar em 4 de março, abordarão temas como cuscuz, goma de tapioca, mariscos, doces e salgados, ao longo de um período de cinco meses.
"Além dos já oferecidos como os de doces, salgados e cuscuz, agora incluímos o preparo de mariscos e goma de tapioca, que, além da iniciativa de promover a cultura local, também vai proporcionar novas oportunidades de renda para os moradores, visto que majoritariamente nosso público se trata de marisqueiras e pescadores do entorno da laguna Mundaú", afirma a coordenadora de Captação de Recursos do Instituto Mandaver, Lorena Rocha.
O projeto passou por um processo de seleção e aprovação através do edital nº 12/2023, lançado pela Secretaria de Cultura do Governo de Alagoas, como parte da Lei Paulo Gustavo Alagoas. Este edital visa selecionar projetos culturais que ofereçam oficinas de gastronomia.
A iniciativa recebeu destaque da secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, como exemplo do impacto positivo proporcionado pelos recursos da lei.
"Por meio dos recursos desta Lei, os agentes culturais estão conseguindo transformar diversos projetos incríveis em realidade", afirmou.