Por:

Alagoas busca fontes de energia limpa

Na segunda-feira (19), na Secretaria da Fazenda, o governo de Alagoas fez uma reunião com a Essenz Soluções, empresa que vai fazer uma consultoria sobre a implementação de iniciativas capazes de atrair investimentos em tecnologias renováveis para Alagoas.

"Essa é a primeira reunião na semana com o consultor, para que a gente saiba, de fato, todo o potencial ligado à energia renovável, e, com esse estudo, ir ao mercado e fazer prospecção de novos investidores", afirmou a secretária da Fazenda, Renata dos Santos.

De acordo com Guilherme Dantas, consultor da Essenz Soluções, Alagoas tem potencial para produção de energia renovável, a exemplo da biomassa e do etanol, graças à cultura da cana-de açúcar. No entanto, o estado pode ampliar a oferta, com a energia eólica, solar e do chamado hidrogênio verde.

A consultoria irá produzir um relatório apontando os melhores caminhos para o estado após ouvir vários setores da economia alagoana e do meio acadêmico.

"É importante para nós termos todas as condições de oferecer energia renovável, de maneira que a gente tenha condição de atrair dinheiro, atrair emprego, gerar renda e oportunidades. Temos todo esse cenário, e vamos poder, de maneira eficiente, passar para os investidores quais são as nossas vocações, os nossos atrativos, numa área fundamental para o desenvolvimento do nosso estado", destacou o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

Guilherme defende que a biomassa e o etanol oriundos da cana-de-açúcar podem ser a grande alternativa para produção de energia limpa no estado.

"Cana-de-açúcar era vanguarda de energia renovável quando ninguém nem falava em etanol. Então, acho que temos potencial", afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.