Por:

Intercâmbio no México fortalece artesanato

Governos da Paraíba e Puebla (MX) se unem para fortalecer artesanato | Foto: Governo da Paraíba

O governo da Paraíba está participando de uma missão técnica no México com o objetivo de firmar acordos de cooperação para intercâmbio de conhecimento nas atividades de artesanato entre a Paraíba e o estado mexicano de Puebla.

Coordenada pela Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e o Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Sebrae/PB, a missão "Arriba Paraíba" visa imergir na diversidade artesanal mexicana e conhecer experiências de promoção e melhoria da oferta artesanal.

A iniciativa surgiu após a visita do diretor de Artesanato do Estado de Puebla, Daniel Farfán, à Paraíba, durante o Fórum Internacional de Cidades Criativas. Após avanços nas negociações, o governador João Azevêdo aprovou a colaboração, visando benefícios mútuos aos estados, como geração de emprego e renda.

Na agenda, está prevista a assinatura de um Protocolo de Intenções com o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner Corte. O acordo prevê a realização conjunta de projetos e atividades de cooperação e intercâmbio com vistas ao desenvolvimento e pesquisas do campo da economia criativa.

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, destacou a importância do intercâmbio para o aprimoramento do trabalho do PAP. "Tenho a certeza de que o nosso esforço conjunto a partir do intercâmbio de experiências resultará em novas perspectivas de negócios para os nossos artesãos".

No primeiro dia, o grupo visitou o ateliê do artesão Pedro Linares, criador do Alebrije em papel machê, mais reconhecido do México na técnica, cujas esculturas representam a imaginação e a criatividade dos artesãos mexicanos, bem como a riqueza cultural e a conexão com a natureza. Eles foram recebidos na casa da família por Felipe Linares, filho do artista falecido em 1992.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou a relevância do artesanato mexicano e a expectativa de parcerias bilaterais para agregar valor ao produto paraibano.

"A Paraíba já é referência no artesanato em várias tipologias, a exemplo da renda renascença, crochê, madeira e o couro, o que foi comprovado com mais um resultado extraordinário alcançado no último salão que gerou um volume de R$ 3,7 milhões em vendas. Vamos trazer boas práticas do México e qualificar ainda mais o artesão paraibano", afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.