Por:

RN firma parceria para fortalecer alfabetização

O estado aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada | Foto: Carmem Felix/Gov-RN

O governo do Rio Grande do Norte e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) se reuniram na quinta-feira (15) para discutir uma parceria estratégica na área da alfabetização.

Sob o tema "Um Compromisso com a Educação", autoridades se reuniram na sede da Secretaria de Estado, da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) para debater estratégias de ensino.

Entre as ações propostas pela parceria está o apoio técnico na formação continuada de professores, a elaboração de materiais didáticos adaptados à realidade dos estudantes e metodologias de avaliação para checagem de resultados. As atividades têm como objetivo aprimorar o processo de alfabetização no estado e serão realizadas em colaboração com os municípios, mobilizando inicialmente 13 mil educadores.

"Iremos desenvolver e implementar soluções que permitirão que cada criança e jovem alcance todo o seu potencial", destacou a governadora Fátima Bezerra.

O Rio Grande do Norte aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um acordo entre o governo federal, estados, o Distrito Federal e os municípios. Esse compromisso tem como objetivo garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.

"Investir na alfabetização desde os primeiros anos de vida é fundamental para garantir que todos os indivíduos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento. A educação básica de qualidade, que inclui programas de alfabetização eficazes, não apenas amplia as perspectivas de emprego e renda, mas também fortalece a autoestima e a confiança dos estudantes", argumentou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.

O diretor de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (DGPE), José Henrique Paim, informou que a instituição tem o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do estado.

"A FGV está comprometida em contribuir para o desenvolvimento de um sistema educacional inclusivo. Iniciando pela alfabetização, poderemos realizar um trabalho eficaz no RN", destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.