Por:

Bahia recebe 3 milhões de turistas durante o carnaval

A rede hoteleira baiana teve ocupação entre 95% e 100% | Foto: Joabe Reis/Gov-BR

Com a presença de aproximadamente três milhões de visitantes percorrendo Salvador e 87 cidades do interior, o carnaval na Bahia alcançou um impacto econômico significativo, resultando em uma receita total de R$ 6,6 bilhões. Os números foram revelados nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

A ocupação na rede hoteleira oscilou entre 95% e 100%, e o aeroporto de Salvador recebeu 26% a mais de voos em comparação com o período anterior ao evento. Os principais polos emissores nacionais foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, enquanto Buenos Aires liderou a emissão internacional, que incluiu a operação de um voo fretado de Varsóvia, Polônia. No porto de Salvador, três navios de cruzeiro atracaram, trazendo consigo 18 mil passageiros.

Segundo o titular da pasta, Maurício Bacelar, os números do turismo são resultado da preparação longa para a festa. "O carnaval é uma atividade transversal. São muitos os atores que contribuíram para os resultados virtuosos, tanto na alegria como na economia. Iniciamos as ações da secretaria com receptivos nos principais portões de entrada e em sete pontos da cidade, a fim de criar empatia e acolhimento aos visitantes".

Os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, foram recebidos com atendimento especial da Setur-BA, que disponibilizou uma equipe de guias de turismo, agentes de informação e intérpretes em diversos pontos de Salvador, incluindo porto, rodoviária, aeroporto e circuitos da folia, além de 11 hotéis.

Uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes e a avaliação dos serviços prestados foi iniciada em várias localidades, com o intuito de embasar futuras ações de promoção do destino Bahia. Foram atendidas 5.380 pessoas: 80% de origem nacional e 20% internacional; 51% do público foram de mulheres, 43% de homens e 6% de não-binários. De acordo com a Setur, os dados vão basear as ações futuras de promoção do destino Bahia.

Durante o período festivo, foram registradas 127 ocorrências médicas de média e alta complexidade, sem gravidades maiores, e foram coletadas 1.053 bolsas de sangue.

A Secretaria da Saúde (Sesab) registradas 127 ocorrências médicas, coletadas 1.053 bolsas de sangue e realizados 11.380 exames de IST, com 236 casos positivos, ressaltando a importância da prevenção, segundo a secretária de Saúde, Roberta Santana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.