O governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu na terça-feira (30), a visita de uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, liderada pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. As informações são do governo do Maranhão.
O encontro foi realizado no Palácio dos Leões, em São Luís, e teve como principal objetivo o fortalecimento das relações estratégicas entre o Maranhão e o país asiático.
O cônsul do Japão na cidade de Belém (PA), Satoshi Morita, a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD), o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e o secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira, também participaram do encontro.
"Recebi a visita de cortesia do Embaixador do Japão, senhor Teiji Hayashi, e do Cônsul do Japão em Belém, Satoshi Morita. Um ótimo diálogo para fortalecer a relação comercial entre o país e o Maranhão, que segue aberto para acolher os imigrantes japoneses", destacou o governador.
Durante a reunião, os representantes do Maranhão e da embaixada japonesa trataram de temas como produção energética sustentável - envolvendo, por exemplo, a geração de Hidrogênio Verde (H2V), modelo de energia limpa e renovável, que não emite CO² - e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o estado do Maranhão e a nação nipônica.
"Falamos da possibilidade de cooperação na área de hidrogênio. Muitas empresas japonesas têm tecnologias logísticas, sobretudo com essa nova fonte de energia. Eu gostaria de promover cooperações nas áreas econômica e comercial com o estado do Maranhão", afirmou Teiji Hayashi.
A senadora Eliziane Gama frisou que essa foi a primeira de uma série de reuniões entre representantes do estado do Maranhão e do Japão, sobre parcerias e investimentos conjuntos no campo energético.
"O Maranhão tem um potencial extraordinário na área do gás, por exemplo. O governador Carlos Brandão já finalizou a reunião solicitando um novo encontro, envolvendo as câmaras empresariais tanto do Japão quanto do Maranhão. Eu acho que essa nova reunião será vital para materializar esses debates que foram construídos hoje", pontuou a parlamentar.
"Essa é a minha primeira visita de trabalho aqui no estado do Maranhão", disse o embaixador. "Tivemos uma conversa muito frutífera. Falamos da possibilidade de promover nossa cooperação, por exemplo, na área de intercâmbio. O governo japonês oferece mais de 200 bolsas anualmente.