Por:

Ex-prefeitos são presos no Maranhão

A Polícia Civil, com o apoio do Ministério Público, efetuou, nesta quarta-feira (24), a prisão novamente dos ex-prefeitos Marco Antônio Rodrigues de Sousa (Cantanhede), Eliseu Moura (Pirapemas) e Domingos Costa (Matões do Norte) na 2ª fase da Operação Maat, intitulada "Justiça Cega". Além deles, um empresário e um advogado foram detidos, cumprindo mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

A operação abrangeu São Luís, Cantanhede e Rio Grande do Sul, resultando na apreensão de três veículos e na colocação de tornozeleira eletrônica em um advogado.

A Maat investiga corrupção e desvios de recursos públicos com prejuízo estimado em mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

Outros crimes

Esta não é a primeira vez que os ex-prefeitos enfrentam a Justiça. Em dezembro de 2023, foram presos na primeira fase da operação, que também envolveu Melissa Moura, filha de Eliseu Moura, e Gessivaldo Mendes, vereador de Matões de Norte.

As investigações apontam desvios em locação de veículos em Cantanhede, arrendamento fraudulento de posto de combustível em Matões do Norte e desvios em obra não executada em Pirapemas.

A Maat, iniciada há três anos, é liderada pela Promotoria de Justiça de Cantanhede, com apoio das superintendências da Capital e do Interior e Setor de Inteligência.

Os envolvidos foram denunciados por associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsificação de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos, peculato, lavagem de capitais e fraudes em licitações, com penas que podem chegar a até oito anos de prisão.