Som e Fúria! É Shakespeare no Recanto das Emas
Atividades abordam o universo do bardo inglês: personagens femininas, questões contemporâneas e tecnologia
'A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada'. As frases antológicas de Shakespeare, como essa, de Macbeth, atravessam os séculos. Como não pensar nela assistindo a muitos dos debates políticos nas redes sociais e suas brigas que hoje dividem amigos e famílias?
Essa riqueza do universo de William Shakespeare será discutida neste sábado (17) no Instituto Federal de Brasília (IFB), no Recanto das Emas. Serão duas oficinas gratuitas sobre a obra do "bardo inglês".
As atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h, com propostas voltadas à representação das mulheres na dramaturgia do autor inglês e à relação de seus textos com questões sociais e culturais da atualidade. As inscrições estão abertas pela internet.
As oficinas serão ministradas pelos dramaturgos e atores Lucas Lima e Maria Eleide e integram o projeto Amanhecer, que também prevê a remontagem da peça "Sonho de Uma Noite de Verão", de Shakespeare, com direção de Adriano Guimarães. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Processo teatral
A programação é destinada a estudantes e pessoas interessadas no processo teatral.
Os participantes poderão discutir a construção de personagens, analisar aspectos da dramaturgia shakespeariana e explorar possibilidades de criação artística relacionadas a temas contemporâneos.
Pela manhã, das 8h às 12h, será realizada a oficina "Personagens Femininas Shakespearianas".
A atividade propõe examinar como as mulheres são representadas nas obras do dramaturgo, com foco nos papéis atribuídos a elas, nos estereótipos de gênero e nas diferentes formas de construção dessas personagens.
A proposta também prevê discussões sobre protagonismo feminino e valorização das vozes das mulheres no teatro.
A análise das personagens será utilizada como ponto de partida para refletir sobre as representações femininas na literatura dramática e suas possibilidades de interpretação.
Questões contemporâneas
No período da tarde, das 14h às 18h, Lima e Eleide conduzirão a oficina "Shakespeare Revisitado: Explorando Questões Contemporâneas e Tecnologia".
O curso pretende estabelecer relações entre os textos do autor e debates presentes na sociedade atual, incluindo temas ligados à comunidade LGBTQIAPN , ao empoderamento e à valorização das pessoas pretas.
A atividade também abordará o uso da tecnologia como recurso para a criação artística.
A proposta é investigar formas de aproximar a dramaturgia clássica das linguagens e dos meios de produção contemporâneos, considerando as possibilidades de experimentação no teatro.