Memórias de mães e infâncias
Projeto no Gama reúne três espetáculos de jovens artistas com entrada gratuita
Por Mayariane Castro
O Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama, recebe desde quinta-feira (6) até domingo (9) a mostra "Mãe, Filho e as Cinzas - A Liturgia Não Contada", projeto que reúne três espetáculos solos autorais inspirados em memórias de infância relacionadas à religiosidade.
As apresentações serão realizadas em diferentes horários, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. Todas as sessões contarão com audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Realizada pelo Coletivo Poéticas da Meia Noite com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a mostra apresenta os espetáculos "Miolo Mãe", de Helena D'Tróia; "Heranças do (A)mar", de Davi Dias; e "Incendiária", de Fernanda Tiago. Os trabalhos foram escritos pelos próprios artistas e têm direção de Kenia Dias e Thiago Carvalho.
A programação está distribuída ao longo de quatro dias. Na quinta-feira, "Miolo Mãe" foi a primeira peça apresentada, seguida de "Heranças do (A)mar".
Nesta sexta, "Miolo Mãe" volta aos palcos às 15h; "Incendiária" será apresentada às 16h e às 19h. E "Heranças do (A)mar" às 20h.
No domingo, 9 de agosto, a programação prevê "Miolo Mãe", às 15h, "Heranças do (A)mar", às 16h, e "Incendiária", às 17h. Além das apresentações, o projeto prevê conversas entre elenco e público ao final de cada espetáculo. Os encontros têm como objetivo ampliar o diálogo sobre os processos de criação, os temas abordados e as pesquisas que deram origem aos trabalhos.
Relação direta
Segundo a diretora Kenia Dias, embora os três espetáculos tenham estruturas dramatúrgicas distintas, eles compartilham a construção de uma relação direta entre artistas e espectadores.
"É muito bonito ver esses jovens artistas traçando uma trajetória autoral, com esse desejo de troca com outros artistas, e ao mesmo tempo criando um modo próprio de trabalho e de criação", afirma.
Kenia Dias atua nas artes cênicas há mais de duas décadas e desenvolveu trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e o Teatro da Vertigem, de São Paulo.
Entre seus trabalhos recentes está a direção de movimento do espetáculo "O Que Só Sabemos Juntos", protagonizado por Tony Ramos e Denise Fraga em 2024. Os três espetáculos partem de experiências pessoais dos artistas para construir narrativas que transitam entre memória, performance e ficção.