Açaí com pequi: festival aproxima Amazônia e Cerrado

Evento gratuito no Sesc Ceilândia reúne shows, exposição e oficinas

Por

Por Mayariane Castro

Brasília recebe, entre os dias 2 e 6 de junho, a etapa brasiliense do Festival dos Povos da Floresta, evento voltado à difusão da produção artística e cultural da Amazônia contemporânea.

A programação será realizada no Sesc Ceilândia, com entrada gratuita, reunindo apresentações musicais, exposição de artes visuais, oficinas e atividades culturais que promovem o intercâmbio entre artistas da região Norte e o Distrito Federal.

Idealizado pela Rioterra - Centro de Inovação da Amazônia, o festival busca ampliar a circulação de produções culturais amazônicas em outras regiões do país e estimular o diálogo entre diferentes territórios e tradições culturais.

O evento é apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

A programação musical será realizada nos dias 5 e 6 de junho e reúne artistas indígenas, afro-amazônicos e representantes da música produzida na região Norte.

A curadoria é assinada por Sandro Santarém.

Participam músicos e grupos do Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.

Entre os nomes confirmados estão Márcia Siqueira e Djuena Tikuna, do Amazonas; Naieme, do Pará; Patrícia Moraes, de Rondônia; além de Ellen Oléria e Marcelo Jeneci.

Segundo a organização, os shows foram organizados para promover encontros entre diferentes estilos musicais e experiências culturais ligadas aos povos da floresta.

No dia 5 de junho, a programação será intitulada "O canto das origens".

A noite contará com apresentações de Djuena Tikuna, Terra Indígena Zoro e Rio Branco, Patrícia Moraes e Emília Monteiro, Os Originários Originais, Éric Terena, Ian Wapichana, Brisa Flow e Ellen Oléria.

Já no dia 6 de junho, sob o tema "Os rios se encontram", sobem ao palco Euterpe, Gabriê e Raidol, Naieme e Márcia Siqueira, Jeff Moraes e Pretogonista, além de Marcelo Jeneci.

Povos da Floresta

O festival também contará com a Exposição dos Povos da Floresta, aberta ao público nos dias 5 e 6 de junho, no Teatro Newton Rossi, localizado no Sesc Ceilândia.

A mostra reúne trabalhos de artistas amazônicos que abordam temas relacionados à ancestralidade, território, memória e identidade.

A curadoria da exposição é assinada por Rosely Nakagawa.