Carreta de Mamografia oferece 700 exames

Unidade móvel percorrerá seis regiões do DF até 4 de fevereiro

Por Por Isabel Dourado

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 e 4 de fevereiro, uma carreta de saúde que vai disponibilizar gratuitamente 700 exames de mamografia em diferentes regiões administrativas. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Laço Rosa, instituição sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos de pacientes com câncer de mama. Os atendimentos serão realizados por meio de unidades móveis, que vão circular por pontos estratégicos da capital.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda a mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 74 anos a cada dois anos. A partir de setembro do ano passado, o acesso ao exame pelo SUS foi ampliado para mulheres a partir de 40 anos, sob demanda, mediante decisão compartilhada com o médico

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) mostram avanço na realização de mamografias diagnósticas e de rastreamento no DF na faixa etária-alvo, entre 50 e 69 anos. Em 2024, foram realizados 15.881 exames, número que subiu para 17.307 em 2025. Podem participar da ação itinerante mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses.

Os agendamentos podem ser feitos por meio de link disponibilizado no site oficial da Secretaria da Mulher. Além dos exames, a iniciativa inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Câncer de mama

Os principais sintomas da doença são: caroço (nódulo) geralmente indolor na mama, mudança da cor da mama, surgimento de alterações no mamilo ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axila). Assim como em outros cânceres, a idade é um marcador de risco importante.

O calendário de atendimentos começa nesta quinta-feira (29) e sexta (30), na Cidade Estrutural, no estacionamento lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1. Já no sábado (31), a carreta estará em Ceilândia, no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, com atendimento das 9h às 15h.

Em 1º de fevereiro, a ação segue para o Eixo Monumental, no estacionamento do Planetário. No dia 2 de fevereiro, o atendimento retorna a Ceilândia, novamente no estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, das 9h às 17h. No dia 3 de fevereiro, as unidades móveis estarão na Rodoviária do Plano Piloto, na plataforma superior. A ação será encerrada no dia 4 de fevereiro, no Congresso Nacional, na Alameda dos Estados.