Fora do eixo: Planaltina
Complexo Cultural garante acesso à arte e educação à população da região
Por Mayariane Castro
Para além do Plano Piloto, o espaço de Brasília concebido por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a vida acontece de forma plena.
E cada vez mais crescem nas demais regiões iniciativas de promoção da arte e da cultura. Série que se inaugura nesta sexta-feira (27) mostrará, uma vez por semana o que vem acontecendo no Distrito Federal "fora do eixo".
O Complexo Cultural de Planaltina (CCP), administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, é um exemplo. Mantém programação voltada à produção artística local, formação de públicos e oferta de atividades educativas.
Inaugurado em 4 de outubro de 2018, o equipamento integra a política cultural do DF e concentra ações de circulação, difusão e desenvolvimento de iniciativas culturais na região administrativa, sendo um dos poucos mecanismos culturais públicos do DF atualmente.
Localizado na área central da cidade, ao lado da Rodoviária, o complexo se consolidou como ponto de encontro entre artistas, produtores, estudantes e moradores.
O espaço foi estruturado com a missão de ampliar o acesso à cultura, incentivar a participação comunitária e contribuir para a redução de situações de vulnerabilidade social.
A formação continuada e a ocupação dos espaços por projetos diversos são consideradas eixos de funcionamento.
