Cerrado bem animado
Série de desenho brasiliense aborda infância, natureza e imaginação
Por Mayariane Castro
A animação O Mundo de Lírio, produção de Brasília, convida crianças e famílias a redescobrirem as árvores, com foco especial nas espécies do Cerrado. A estreia nacional está marcada para 2026, porém a pré-exibição de alguns episódios da primeira temporada integrou o cenário de Brasília junto a outras alternativas que valorizam o Cerrado, com plantio de mudas e uma oficina de desenho conduzida por Renato Moll, um dos criadores da série.
Produzida em regime de coprodução entre Brasil e Chile pelos estúdios Akwa Creative Lab e GVG Producciones, a série marca o primeiro trabalho de direção da produtora Amanda Fernandes. O projeto conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Lei de Incentivo à Cultura, da Neoenergia Brasília, do Instituto Neoenergia e da Secretaria de Estado de Economia Criativa do Distrito Federal.
A série está dividida em duas temporadas: a primeira com 26 episódios, a segunda com oito, cada episódio com duração de sete minutos.
Aventuras de Lírio
A narrativa acompanha Lírio, um menino negro de cinco anos, filho de mãe solo, que vive situações da infância e, em suas aventuras, se transforma em diferentes árvores para aprender a partir da natureza novas formas de existir. Em cada transformação, Lírio canta, dança e descobre que crescer é um ciclo, assim como a vida das árvores.