Museu a céu aberto
Arte e música ocupam o Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, nesta sexta-feira
Por Mayariane Castro
O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, será transformado em uma galeria digital ao ar livre no dia 15 de agosto de 2025.
A ação integra a edição 2025 do projeto Brasília Museu Aberto, que neste ano adota o tema "Brasilidades" e combina projeções mapeadas de obras de arte com uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
A programação começa com projeções de obras de artistas visuais brasileiros, que serão exibidas na fachada do monumento, e culmina com a execução de um repertório dedicado à música brasileira, clássica e popular, pela orquestra, sob a regência do maestro Claudio Cohen.
Acesso à arte
A iniciativa busca promover o acesso público à arte e à música por meio da ocupação simbólica de um dos espaços mais emblemáticos da capital federal.
Idealizado por Danielle Athayde, o Brasília Museu Aberto foi criado em 2020 com o objetivo de tornar a arte mais acessível à população, especialmente durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19.
Desde então, o projeto tem promovido apresentações visuais por meio de projeções em edifícios icônicos e monumentos da cidade, além de programações educativas e culturais paralelas ao evento.