Dança e meio ambiente

Paralelo 16º reúne companhias nacionais e internacionais em festival

Por

Por Mayariane Castro

A Caixa Cultural Brasília recebe, entre os dias 12 e 15 de junho, a 13ª edição da "Paralelo 16º - Mostra de Dança Contemporânea", evento que reúne espetáculos de companhias brasileiras e estrangeiras. Com direção geral de Vera Bicalho, da Quasar Cia. de Dança (GO) e curadoria de João Paulo Gross, do Ateliê do Gesto (GO), a mostra tem como proposta central apresentar produções que abordam temas como transformação, resistência, meio ambiente e ancestralidade, com foco na diversidade de corpos e linguagens.

A programação, distribuída ao longo de quatro dias, inclui apresentações de cinco espetáculos, além de uma oficina gratuita. As criações transitam por diferentes estilos de dança, com fusões entre técnicas africanas e contemporâneas, teatro físico, trilhas imersivas e elementos visuais. A proposta curatorial destaca a interdisciplinaridade como ferramenta de articulação entre artes cênicas, identidade e questões sociais.

A abertura da mostra acontece no dia 12 de junho, às 20h, com duas apresentações: "Em Suas Marcas", da Cia Afrocontemporânea Corpus Entre Mundos, e "Die Einen, Die Anderen", fruto da colaboração entre a brasileira Cia Giradança e a alemã Cia Toula Limnaios. O espetáculo "Em Suas Marcas", dirigido por Dilo Paulo e Lenna Siqueira, surgiu de uma residência artística com o francês Devvron Noël.