Vários atos do teatro livre

Como um diretor baiano criou um grupo de teatro com estudantes da UnB

Por

Por Mayariane Castro

O coletivo Poéticas da Meia Noite, formado por um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e profissionais de Salvador (BA), estreia entre os dias 26 e 29 de novembro de 2024, no Espaço Pé Direito, o espetáculo Solos Flutuantes.

A montagem ficará em cartaz até 6 de dezembro no Espaço Multicultural Casa dos Quatro. O ingresso para as apresentações é gratuito, e as entradas podem ser retiradas por meio da plataforma Sympla.

O projeto, que tem como ponto de partida a investigação da escrita cartográfica e a proposta de vivências criativas coletivas, é o segundo trabalho desenvolvido pelo coletivo desde sua formação em 2021.

Em sua nova peça, o grupo mergulha na temática da casa, inspirados no livro "A Poética do Espaço", de Gaston Bachelard, abordando o conceito de um lar não como uma construção sólida, mas como algo em destroços e em processo de constante transformação.

"Eu escolho um recorte, um tema a ser trabalhado e convido cada um e cada uma a escrever sobre uma sensação, daí começo a propor um movimento de olhar cartográfico, que irá se construir a partir da relação com o próprio objeto-processo", diz Thiago, explicando que o processo, o percurso de investigação é o próprio objeto de pesquisa. "Neste caminhar pesquisando, nosso foco de atenção primordial é na criação de documentos de processo, registros físicos e tangíveis do processo criativo geral, por isso é tão necessário pesquisar atuando para entender as questões atoriais, pesquisar dirigindo para entender questões da encenação, pesquisar escrevendo para entender questões dramatúrgicas", complementa.