Hospital de Santa Maria tem caso de intoxicação

11 funcionários apresentaram sintomas após ingerirem o café preparado na copa do Pronto-Socorro

Por

Por Mateus Lincoln

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está apurando uma ocorrência de intoxicação registrada na terça-feira (21) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

De acordo com o IgesDF, logo que os colaboradores apresentaram os sintomas, a unidade iniciou os cuidados especiais de saúde e acolhimento, bem como a comunicação com os familiares.

Até o momento, dez técnicos de enfermagem e um enfermeiro apresentaram sintomas, que permanecem estáveis e em observação.

O caso

De acordo com o comunicado feito à Polícia Civil (PCDF), por volta das 9h da manhã, os funcionários que ingeriram o café começaram a ter náuseas, tremedeiras, calafrios e outros sintomas.

A copa do Pronto-Socorro do HRSM, onde foi preparado o café, não possui câmera de monitoramento e todos os funcionários do setor possuem livre acesso ao local.

De acordo com o IgesDF, a área foi isolada para a preservação do local, além de ter sido feita a coleta de materiais para a análise.

Em nota, a PCDF informou que a investigação está em andamento e, como a ocorrência ainda não foi homologada, pode ser que as informações mudem a critério da autoridade policial.

Mais informações

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) comunicou o envio de um ofício à direção do HRSM solicitando o esclarecimento dos fatos, a adoção de medidas cabíveis e a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os profissionais atingidos.

O IgesDF comunicou que o atendimento no HRSM segue normalmente. As escalas foram readequadas para não prejudicar o funcionamento.