DF é referência no aleitamento materno

São 14 Bancos de Leite Humano e sete postos de coleta

Por

Por Isabel Dourado

Nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno. Os serviços de aleitamento materno da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) destacam-se como referência para o Brasil. A primeira versão da política de amamentação na capital tem origem em 1993 e foi evoluindo e se fortalecendo.

Dados mais recente boletim sobre o estado nutricional e consumo alimentar da população acompanhada pela Atenção Primária à Saúde (APS) do DF mostram avanços nos índices de amamentação. Mais de 68% das crianças menores de seis meses receberam aleitamento materno exclusivo (AME), sendo que 90,5% delas apresentaram peso adequado.

Doação

A integrante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, Graça Cruz, destaca o papel da doação de leite. Ela cita que as doadoras de leite proporcionam mais tranquilidade às mães que estão impossibilitadas de amamentar seus bebês.

"Elas oferecem às mães com bebês internados a tranquilidade de saber que, neste momento, embora não consigam amamentar, existem outras mulheres doando leite para alimentar os filhos", pontuou.

Cruz destacou ainda que bebês prematuros e/ou com patologias que se alimentam de leite materno no período de privação de amamentação apresentam mais chances de recuperação e de terem uma vida saudável. Por isso, ela reforça a importância da doação do leite materno e dos bancos de leite.

A rede de bancos de leite do SUS beneficiou 4,1 milhões de recém-nascidos prematuros e de baixo peso nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O leite humano é primordial para fortalecer a imunidade, apoiar a recuperação e contribuir para o desenvolvimento mais saudável dos bebês. Entre 2020 e 2025 foram coletados mais de 4,2 milhões de litros de leite no território nacional, reforçando a importância desse gesto tão solidário e empático que salva vidas. Atualmente, o Brasil mantém 239 Bancos de Leite Humano e 261 postos de Coleta em todos os estados.

Cruz lembra que o Distrito Federal conta com 14 Bancos de Leite Humano (BLHs) e sete postos de coleta onde também é feita a promoção do aleitamento materno. "A Secretaria de Saúde do DF investe nos bancos de leite e também nos postos de coleta, fortalecendo essa rede de cuidado e apoio às mães e aos bebês".

Caminhada

Neste domingo (24) acontecerá, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, de 9h às 14h, a II Caminhada pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano do DF.