Carnaval de Campo Grande reunirá 130 mil foliões

Expectativas de que a festa movimente economia e turismo

Por Mateus Lincoln - BSB

Esplanada e Praça do Papa recebem foliões e escolas

Campo Grande (MS) se prepara para o Carnaval 2026, que ocorrerá entre 6 e 17 de fevereiro, com expectativa de reunir cerca de 130 mil foliões por dia na Esplanada Ferroviária e 20 mil pessoas nos desfiles das escolas de samba na Praça do Papa.

A prefeitura está organizando a festa e conta com o apoio do governo de Mato Grosso do Sul para garantir a estrutura, a segurança e os serviços ao público.

Programação

A abertura oficial será em 6 de fevereiro, com desfile de fantasias de luxo na Esplanada Ferroviária, resgatando tradição artística local e valorizando o trabalho de estilistas, carnavalescos e artistas.

A iniciativa integra esforços da prefeitura, do governo estadual e da Liga Independente das Escolas de Samba de Campo Grande, conhecida como Lienca.

Os blocos de rua acontecem de 7 a 21 de fevereiro, com palcos, banheiros químicos, limpeza urbana, atendimento de saúde e organização do trânsito.

A prefeitura de Campo Grande montou um esquema envolvendo secretarias e órgãos municipais, incluindo as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades). Além da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Fundação de Cultura (Fundac) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), responsável pelo fluxo urbano e transporte coletivo.

As escolas de samba desfilam nos dias 16 e 17 de fevereiro, com ensaios técnicos nos dias 11 e 12.

Sete escolas participam da competição neste ano, que terá apuração das notas em 18 de fevereiro no Teatro de Arena do Horto Florestal e premiação no dia 20 no Armazém.

O transporte coletivo seguirá plano especial entre 16 e 18 de fevereiro, com linhas adaptadas e veículos reserva nos horários de maior movimento.

O planejamento e a fiscalização da Agetran garantirão ajustes no atendimento conforme às demandas surgirem.

A segurança contará com cerca de 180 policiais militares por noite, incluindo Cavalaria e Batalhão de Choque (BPChoque).

O governo do estado, por meio da Fundac e da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), apoiará a logística, a segurança e o atendimento. Durante o carnaval, campanhas de conscientização contra assédio e violação de direitos serão realizadas com o Ministério Público (MPMS), a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça (TJMS).

O público terá mais de 100 banheiros químicos na Esplanada, limpeza reforçada após eventos e atendimento de saúde das 17h à meia-noite, garantindo festa organizada e segura para todos.