Goiás registra 7 anos de queda na criminalidade

Levantamento aponta reduções entre os anos de 2018 e 2025

Por Mateus Lincoln - BSB

Não houve registros de roubos a bancos nos últimos anos

Goiás registrou, pelo sétimo ano consecutivo, queda nos principais índices de criminalidade, conforme balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública estadual (SSP-GO).

O levantamento reúne dados entre os anos de 2018 e 2025 e indica redução contínua em crimes patrimoniais e contra a vida.

Indicadores

Conforme dados divulgados, entre os registros de roubo, a retração foi de 97% nos casos de carga, 95% nos de veículos, 92% contra transeuntes e 91% em estabelecimentos comerciais.

O maior destaque foi o roubo a instituições financeiras, conhecido como Novo Cangaço, que não teve ocorrências no período, representando queda de 100%.

Os crimes contra a vida também apresentaram diminuição.

O latrocínio caiu 82%, o homicídio doloso teve redução de 62%, a lesão seguida de morte recuou 54% e o homicídio tentado registrou queda de 28%.

Ainda de acordo com a Agência Cora, o relatório mostra ainda que 109 municípios goianos não tiveram registro de homicídio consumado durante todo o último ano analisado.

No mesmo intervalo, os furtos de veículos apresentaram queda de 71%, enquanto os registros em residências diminuíram 52% e em propriedades rurais 39%.

Os casos de estupro reduziram 8% no período avaliado.

A comparação entre os anos de 2025 e 2024 também aponta queda nos principais indicadores.

O roubo de carga caiu 48%, contra transeuntes 34%, de veículos 33% e em comércios 30%.

Houve retração de 20% nos registros de lesão seguida de morte e de roubo em residência.

Os furtos contra pessoas diminuíram 19%, em casas 18% e de veículos 15%.

O homicídio doloso caiu 16%, enquanto o roubo em propriedade rural diminuiu 11%.

Institucional

Durante a apresentação do balanço, ainda segundo a agência estadual de notícias, as forças de segurança detalharam os números referentes a 2025.

A Polícia Militar (PM-GO) informou média diária de 21 foragidos recapturados e 10 armas de fogo apreendidas.

Ao longo do ano, a corporação retirou 54 toneladas de drogas de circulação, sendo 12 apreendidas fora de Goiás, resultado de ações integradas com forças de outros estados.

A Polícia Civil (PC-GO) informou a deflagração de mais de 7,9 mil operações policiais, número 9% superior ao do ano anterior, com 139 ações realizadas fora do território goiano.

A instituição também registrou índice de 92% de elucidação dos homicídios consumados.